Parecer da Comissão Científica

Projeto do CEBIMar

Dados do solicitante

Luiza Grassi Villela

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Doutorado
Samuel Coelho de Faria
Mariana Vellosa Capparelli
Por favor, selecione

Pesquisadores ou docentes associados

Recursos

2022/14344-2
Fapesp

Descrição do projeto

Uma avaliação filofisiológica de mecanismos osmo- e iono-regulatórios em caranguejos chama-marés (Brachyura, Ocypodidae: Gelasiminae e Ocypodinae) do litoral neotropical de Equador e México.
21-05-2024
21-05-2027
A distribuição zoogeográfica dos caranguejos chama-marés tem-se alterado extensamente durante o tempo evolutivo, tendo a salinidade ambiental direcionado sua dispersão. As espécies do Oceano Indo-Pacífico formam um grupo monofilético de 6 gêneros e 46 espécies, enquanto as da América neotropical se dividem em 2 grandes clados de 3 e de 1 gênero de 48 e 10 espécies, respectivamente, distribuídas em ambas as costas. Este projeto comparará filogeneticamente as habilidades e mecanismos osmorregulatórios em selecionadas espécies dos litorais dos Oceanos Pacífico Leste e Atlântico Oeste da América neotropical. Investigar-se-ão 3 agrupamentos de 4 gêneros e 34 espécies pertencentes a três áreas biogeográficas: (i) a costa Pacífico de Equador e (ii) da Baja Califórnia, México [Oceano Pacífico Leste]; e (iii) a Península de Yucatán, México [Oceano Atlântico Oeste]. A área (i) já foi explorada e análises estão em andamento. Para as áreas (ii) e (iii), após a exposição dos caranguejos a salinidades distintas, serão determinados os limites letais inferior (LI50) e superior (LS50) de salinidade, e geradas as curvas osmo- e iono-regulatórias (Cl- e Na+) da hemolinfa, os pontos isosmóticos e iônicos, os poderes hiper- e hipo-regulatórios, e a osmolalidade e [Cl-] e [Na+] da hemolinfa nos LI50 e LS50 para os três agrupamentos. Ainda, investigar-se-á as bases moleculares da osmorregulação: atividade, expressão gênica e protéica e a localização de transportadores iônicos como a Na+/K+- e V(H+)-ATPases e Na+-K+-2Cl- nas brânquias posteriores. Junto com dados existentes para as 10 espécies da costa leste da América do Sul, os achados contribuirão para melhor entender a evolução dos mecanismos osmorregulatórios e para avaliar a adaptabilidade do ponto de vista filofisiológico.
Evolução fisiológica, Fisiologia ecológica, Distribuição biogeografia, Osmorregulação, Caranguejos chama-marés, Decapoda, Gelasiminae, Ocypodinae.
O presente projeto de pesquisa visa caracterizar as capacidades osmorregulatórias de espécies de caranguejos chama-marés de duas subfamilias (Gelasiminae e Ocypodinae) do litoral de Ecuador e México. Pretende-se compará-las filogeneticamente a fim de investigar a evolução funcional associada às hipóteses biogeográficas e de dispersão das espécies. Para isso, pretende-se realizar: i) coletas de caranguejos chama-marés em diversas localidades; ii) experimentação em laboratório; iii) medições de amostras de hemolinfa (osmolalidade e quantificações de íons): iv) análises moleculares da expressão gênica quantitativa de transportadores iônicos das brânquias de caranguejos chama-marés e v) análises de respirometria. A metodologia já foi aplicada para a pesquisa na costa do Equador e está agora em andamento no México. Portanto, não serão empregadas atividades laboratoriais no CEBIMar por ora.
2024.1: Viagem ao exterior (México, identificação das espécies e análise das amostras) e cálculo dos parâmetros osmo- e iono-regulatórios
2024.2: Exame de qualificação
2024.2 - 2025.2: Análises moleculares
2025.1: Estágio no exterior (BEPE)
2026 - 2027: Análises comparativas filogenéticas e confecção da tese

Solicitações

Não é necessário.
Não é necessário.
Não é necessário.
Não é necessário.
Não é necessário.
Não
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro
30
1