Projeto de pesquisa
Parecer da Comissão Científica
Aprovado
Projeto do CEBIMar
Dados do solicitante
Alvaro Esteves Migotto
Natureza do projeto
Projeto de docente ou pesquisador
Selecione ou escolha outra natureza do projeto
Projeto temático
Pesquisadores ou docentes associados
Fernando Freitas de Oliveira
Gustavo Muniz Dias
Tania Marcia Costa
Flávio Dias Passos
Eduardo Galembeck
Denis Moledo de Souza Abessa
Recursos
52
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
Descrição do projeto
13-08-2024
31-03-2025
O projeto "Obras vivas: Compatibilizando a preservação do ambiente e das embarcações em uma comunidade tradicional de pescadores" alia pesquisa em biologia marinha e sucessão ecológica com atividades de educação ambiental, criando um canal de intercâmbio entre a comunidade científica e os pescadores tradicionais de Ilhabela. O cerne deste projeto de extensão reside na integração do conhecimento científico com a sabedoria local, promovendo uma coesão que visa o bem-estar das embarcações e do ecossistema marinho. A iniciativa se dedicará a estudar a biota que coloniza as obras vivas e a disseminar estratégias sustentáveis de manutenção. Os moluscos xilófagos, notáveis por deteriorar madeira, serão um foco especial, onde métodos ecoeficientes e acessíveis para mitigar seus efeitos serão explorados. A educação ambiental será intrínseca ao projeto, ações que nutrirão um entendimento profundo dos processos ecológicos e de como a intervenção humana pode ser otimizada para beneficiar tanto as embarcações quanto a biodiversidade marinha. A expectativa é de que essa simbiose de conhecimentos proporcione inovações pragmáticas e sustentáveis, fortalecendo a resiliência da comunidade pesqueira e do ambiente marinho. Ao fomentar a troca contínua de conhecimentos e experiências, o projeto "Obras vivas: Compatibilizando a preservação do ambiente e das embarcações em uma comunidade tradicional de pescadores" aspira ser um catalisador para a conservação marinha integrada e a sustentabilidade na manutenção das embarcações, balizando seu sucesso na colaboração, inovação e educação.
educação ambiental; fauna incrustante; presevação ambiental
1. Mapeamento da Biota:
Identificar e catalogar a diversidade de organismos que colonizam as obras vivas das embarcações, com foco especial em moluscos xilófagos.
Analisar a correlação entre a presença de organismos específicos e o grau de deterioração das embarcações.
Realizar experimentos para avaliar a eficácia de tintas anti-incrustantes, com a construção dos corpos de prova que ficarão instalados em um sistema de cabos e boias a serem apoitados na Praia do Segredo e fixados nos flutuantes do Yacht Club Ilhabela.
2. Educação e Conscientização:
Desenvolver programas de educação ambiental para informar a comunidade sobre os efeitos da biota na integridade das embarcações e no ecossistema marinho.
Promover atividades para compartilhar conhecimentos e estratégias de manejo eficaz e ecologicamente sustentável. Realização de cursos de curta duração no CEBIMar voltados aos estudantes da rede pública de São Sebastião e Ilhabela. Produzir material de divulgação (será elaborado um folheto nos moldes da série de folhetos educativos publicados pelo CEBIMar)
3. Intervenções Sustentáveis:
Elaborar e implementar estratégias para manejo da bioincrustação.
Promover a utilização de materiais e métodos de manutenção que sejam tanto eficazes quanto ambientalmente amigáveis.
4. Parceria com a Prefeitura:
Utilizar a área fornecida pela prefeitura para demonstrações práticas e treinamentos em técnicas de manutenção sustentável.
Estabelecer um protocolo colaborativo contínuo para aprimorar as infraestruturas e práticas de apoio aos pescadores.
5. Monitoramento e Avaliação:
Implementar um sistema de monitoramento para avaliar a eficácia das intervenções e ajustar as estratégias conforme necessário.
Divulgar os resultados para a comunidade, engajando-os no processo de aprendizagem e adaptação contínuos.
6. Capacitação Comunitária:
Capacitar os pescadores e outros membros da comunidade nas práticas avançadas de manutenção, fortalecendo a autossuficiência local.
Incentivar a participação ativa da comunidade na gestão ambiental local, assegurando a sustentabilidade de longo prazo.
Cada etapa está alinhada à missão central do projeto em integrar a preservação ambiental com a manutenção eficiente das embarcações, fortalecendo a resiliência ecológica e econômica da comunidade pesqueira de Ilhabela.
Identificar e catalogar a diversidade de organismos que colonizam as obras vivas das embarcações, com foco especial em moluscos xilófagos.
Analisar a correlação entre a presença de organismos específicos e o grau de deterioração das embarcações.
Realizar experimentos para avaliar a eficácia de tintas anti-incrustantes, com a construção dos corpos de prova que ficarão instalados em um sistema de cabos e boias a serem apoitados na Praia do Segredo e fixados nos flutuantes do Yacht Club Ilhabela.
2. Educação e Conscientização:
Desenvolver programas de educação ambiental para informar a comunidade sobre os efeitos da biota na integridade das embarcações e no ecossistema marinho.
Promover atividades para compartilhar conhecimentos e estratégias de manejo eficaz e ecologicamente sustentável. Realização de cursos de curta duração no CEBIMar voltados aos estudantes da rede pública de São Sebastião e Ilhabela. Produzir material de divulgação (será elaborado um folheto nos moldes da série de folhetos educativos publicados pelo CEBIMar)
3. Intervenções Sustentáveis:
Elaborar e implementar estratégias para manejo da bioincrustação.
Promover a utilização de materiais e métodos de manutenção que sejam tanto eficazes quanto ambientalmente amigáveis.
4. Parceria com a Prefeitura:
Utilizar a área fornecida pela prefeitura para demonstrações práticas e treinamentos em técnicas de manutenção sustentável.
Estabelecer um protocolo colaborativo contínuo para aprimorar as infraestruturas e práticas de apoio aos pescadores.
5. Monitoramento e Avaliação:
Implementar um sistema de monitoramento para avaliar a eficácia das intervenções e ajustar as estratégias conforme necessário.
Divulgar os resultados para a comunidade, engajando-os no processo de aprendizagem e adaptação contínuos.
6. Capacitação Comunitária:
Capacitar os pescadores e outros membros da comunidade nas práticas avançadas de manutenção, fortalecendo a autossuficiência local.
Incentivar a participação ativa da comunidade na gestão ambiental local, assegurando a sustentabilidade de longo prazo.
Cada etapa está alinhada à missão central do projeto em integrar a preservação ambiental com a manutenção eficiente das embarcações, fortalecendo a resiliência ecológica e econômica da comunidade pesqueira de Ilhabela.
Descritivo de Atividades e Cronograma
Mês 1-2: Planejamento e Preparação
Atividade 1: Realizar reuniões de planejamento e coordenar com a prefeitura e a comunidade local.
Atividade 2: Preparar materiais educacionais e planos para workshops e treinamentos.
Mês 3-4: Mapeamento da Biota e Educação Inicial
Atividade 3: Começar o mapeamento da biota que coloniza as embarcações.
Atividade 4: Iniciar programas de educação ambiental com a comunidade.
Mês 5-6: Implementação de Intervenções Sustentáveis
Atividade 5: Instalar um sistema de monitoramento para avaliar a eficácia das intervenções.
Atividade 6: Utilizar a área da prefeitura para demonstrações e treinamentos práticos.
Mês 7-8: Monitoramento e Avaliação
Atividade 7: Realizar avaliações iniciais e ajustar estratégias conforme necessário.
Mês 9-10: Capacitação Comunitária e Ajustes
Atividade 8: Capacitar os pescadores em práticas avançadas de manutenção.
Atividade 9: Fazer ajustes nas estratégias de intervenção com base nos dados do monitoramento.
Mês 11-12: Conclusão e Documentação
Atividade 10: Concluir o mapeamento da biota e as intervenções iniciais.
Atividade 11: Documentar os resultados, realizar uma avaliação final e preparar relatórios.
Entregáveis
Mês 4: Relatório inicial da biota e feedback da educação ambiental.
Mês 8: Relatório de progresso das intervenções e dados de monitoramento inicial.
Mês 1-2: Planejamento e Preparação
Atividade 1: Realizar reuniões de planejamento e coordenar com a prefeitura e a comunidade local.
Atividade 2: Preparar materiais educacionais e planos para workshops e treinamentos.
Mês 3-4: Mapeamento da Biota e Educação Inicial
Atividade 3: Começar o mapeamento da biota que coloniza as embarcações.
Atividade 4: Iniciar programas de educação ambiental com a comunidade.
Mês 5-6: Implementação de Intervenções Sustentáveis
Atividade 5: Instalar um sistema de monitoramento para avaliar a eficácia das intervenções.
Atividade 6: Utilizar a área da prefeitura para demonstrações e treinamentos práticos.
Mês 7-8: Monitoramento e Avaliação
Atividade 7: Realizar avaliações iniciais e ajustar estratégias conforme necessário.
Mês 9-10: Capacitação Comunitária e Ajustes
Atividade 8: Capacitar os pescadores em práticas avançadas de manutenção.
Atividade 9: Fazer ajustes nas estratégias de intervenção com base nos dados do monitoramento.
Mês 11-12: Conclusão e Documentação
Atividade 10: Concluir o mapeamento da biota e as intervenções iniciais.
Atividade 11: Documentar os resultados, realizar uma avaliação final e preparar relatórios.
Entregáveis
Mês 4: Relatório inicial da biota e feedback da educação ambiental.
Mês 8: Relatório de progresso das intervenções e dados de monitoramento inicial.
Solicitações
Sala de aulas práticas e sala de tanques e triagem do LPS; área de recebimento de visitantes (tenda)
Microscópios e lupas; bandejas e vidraria básica empregada usualmente em atividades de ensino; redes de plâncton e dragas
Plâncton, fital e organismos do costão e aderidos a substratos artificiais.
Serão realizados experimentos para avaliar a eficácia de tintas anti-incrustantes, com a construção dos corpos de prova que ficarão instalados em um sistema de cabos e boias a apoitados na Praia do Segredo e fixados nos flutuantes do Yacht Club Ilhabela.
Serão realizados experimentos para avaliar a eficácia de tintas anti-incrustantes, com a construção dos corpos de prova que ficarão instalados em um sistema de cabos e boias a apoitados na Praia do Segredo e fixados nos flutuantes do Yacht Club Ilhabela.
Yacht Club Ilhabela; ambientes ao redor do CEBIMar;
Não
- Montagem de alguma estrutura (estantes, aquários etc)
- Colocação ou fundeio de alguma estrutura no mar
- Auxílio técnico para coleta de organismos ou observações de campo
- Utilização de embarcação do CEBIMar
- Ajuda na montagem das estruturas a serem instaladas na Praia do Segredo e no Yacht Club Ilhabela, especialmente a confecu00e7u00e3o de poitas e a manutenu00e7u00e3o geral dos corpos de prova
- Junho
- Julho
- Agosto
- Setembro
- Outubro
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