Projeto de pesquisa
Parecer da Comissão Científica
Aprovado
Projeto do CEBIMar
Dados do solicitante
Clara Flor Nogueira
Natureza do projeto
Projeto de formação discente
Estágio
Marcelo Visentini Kitahara
Alvaro Esteves Migotto
Por favor, selecione
Pesquisadores ou docentes associados
Recursos
Sem financiamento
Descrição do projeto
Fauna associada ao coral Madracis decactis.
24-01-2025
24-02-2025
Colônias de Madracis decactis serão coletadas na região litorânea de São Paulo, nas proximidades do centro especializado da Universidade de São Paulo, CEBIMar, e em locais mais distantes, como o Arquipélago dos Alcatrazes e Laje de Santos. Em seguida, serão fixadas em formalina e em álcool absoluto. Uma vez fixadas, as colônias serão medidas em volume, área viva e área da base de cada coral e os todos os organismos encontrados em associação com os corais serão triados e identificados ao menor nível taxonômico possível.
Coral, Madracis decactis, fauna associada, ecologia de comunidades, CEBIMar.
Colônias de Madracis decactis serão coletadas e fixadas em formalina e álcool absoluto. Em laboratório, parâmetros métricos de cada cabeça de coral serão medidos, utilizando as medidas de volume (V), área basal (B) e área viva superficial (L). Posteriormente, os fixadores de cada amostra serão examinado em microscópio de dissecção para separação de organismos, independente do tamanho. Em seguida, os corais serão fragmentados a fim de separação da fauna endolítica. As espécies coletadas serão identificadas ou enviadas para especialistas para identificação e, posteriormente contabilizadas.
A coleta e preservação das colônias de M. decactis deve ocorrer nos primeiros dias de estágio. Uma vez preservadas, a triagem dos fixadores e fragmentação das colônias ocorrerá sistematicamente durante os demais dias de estágio.
Solicitações
Área de triagem úmida (Edifício Paulo Sawaya) e sala de microscopia.
Lupa e microscópio.
Colônias de Madracis decactis.
A decidir, mas a princípio próximas ao CEBIMar. Locais mais distantes, como o Arquipélago dos Alcatrazes e Laje de Santos serão acessados através de colaboração com o ICMBio e Fundação Florestal.
As coletas serão realizadas em dias de mar calmo.
- Utilização de embarcação do CEBIMar
- Janeiro
- Fevereiro
30
1