Parecer da Comissão Científica

Aprovado
Projeto do CEBIMar

Dados do solicitante

Pedro Serrao

Natureza do projeto

Projeto de docente ou pesquisador
Selecione ou escolha outra natureza do projeto
Projeto autônomo

Pesquisadores ou docentes associados

Vanessa Dallazuana
André Francisco Bucci

Recursos

Bolsa DTI
FUNDESPA
Equipamentos de pesquisa e material permanente
FUNDESPA

Descrição do projeto

Monitoramento da qualidade ambiental da enseada de Caraguatatuba e da segurança alimentar da população humana, utilizando o molusco bivalve (Berbigão) Tivela mactroides como bioindicador. MÓDULO PRODUTORES PRIMáRIOS
02-05-2014
31-05-2015
Ambientes costeiros tem em geral alta dinâmica, a qual em muitos casos justifica seu uso para dejetos resultantes da atividade humana. Por muitas décadas, o monitoramento da concentração de clorofila-a se destaca como uma forma abrangente de análise da qualidade da água, uma vez que engloba o estado trófico do ambiente e as interações com consumidores primários presentes no local (Cloern and Jassby., 2010). Porém, informações importantes podem ser adquiridas pelo conhecimento da distribuição de tamanhos e principais grupos taxonômicos do fitoplâncton. Em regiões rasas, como baias com praias arenosas, a mistura vertical por correntes de marés e ventos e a ação das ondas podem regular a distribuição do fitoplâncton marinho na coluna d'água. Dessa forma, a mistura vertical disponibiliza parte da biomassa dos produtores primários aos consumidores presentes no fundo (e.g. moluscos filtradores). Por outro lado, a intensificação da mistura vertical ressuspende sedimentos para coluna de água, aumentando a turbidez e diminuindo a intensidade luminosa para o crescimento do fitoplâncton. Além disso, a ressuspensão pode trazer organismos fitoplanctônicos pertencentes ao microfitobentos, bem como esporos vegetativos de espécies potencialmente tóxicas (Shitaka et al., 2008). A presença de fitobentos na coluna de água estimula as conexões bento-pelagiais. A liberação desses esporos na coluna d'água e consequente aumento da abundância dessas espécies nocivas (Anderson et al., 1983) pode ter efeitos substanciais em toda a cadeia trófica, incluindo o consumo humano.
Fitoplâncton, Berbigão, clorofia-a
São realizadas coletas bimensais nas enseadas de Caraguatatuba e Ubatuba (SP), contendo, respectivamente, 15 e 5 estações oceanográficas. Em cada estação são realizados perfis verticais de temperatura e salinidade da água (CTD Castaway), além de arrastos verticais com rede de 20um de malha para a composição da comunidade do microfitoplâncton. A identificação e enumeração dos organismos do microfitoplâncton é realizada em microscópio invertido (Olympu CKX41). Ainda, em cada estação oceanográfica são realizadas coletas de água para a determinação da concentração de clorofila-a em duas classes de tamanho (total e 20um).
Coletas bimensais que serão finalizadas em Março/2015. Datas aproximadas de coleta:
Maio/2014; Julho/2014; Setembro/2014; Novembro/2014; Janeiro/2015; Março/2015

Solicitações

A área necessária para a realização deste projeto é contemplada pela utilização dos laboratórios da Profa Dra. Áurea Maria Ciotti.
Todos os equipamentos necessários para a realização do projeto já estão presentes nos laboratórios da Profa Dra. Áurea Maria Ciotti.
nao será necessário
Praia da Enseada de Caraguatatuba. Praia de Itaguá de Ubatuba.
{"0":"EC_ANY"}
Apenas auxílio nas coletas quando o executor principal não puder realizar.
  • NEC_TECH_SUPP_COLLEC
Por favor, selecione
Por favor, selecione