Parecer da Comissão Científica

Aprovado
Projeto do NP-BioMar

Dados do solicitante

Tito Monteiro da Cruz Lotufo

Natureza do projeto

Projeto de docente ou pesquisador
Selecione ou escolha outra natureza do projeto
Projeto autônomo

Pesquisadores ou docentes associados

Morgan Jean Gaëtan Danielo
Carolina Cristina Medeiros

Recursos

Projeto regular de auxílio à pesquisa.
Fapesp

Descrição do projeto

Uso de Autonomous reef monitoring structures no inventário e monitoramento da fauna marinha críptica
17-07-2017
30-11-2023

A diversidade dos organismos com hábitos crípticos em ambientes coralíneos representa um dos grandes desafios para o conhecimento da biodiversidade marinha. Com o intuito de estudar a biota críptica de áreas recifais, foi desenvolvida uma estrutura artificial cúbica e desmontável denominada de Autonomous Reef Monitoring Structure (ARMS). Estas estruturas são mantidas submersas por cerca de um ano, permitindo o recrutamento da biota críptica, que pode então ser coletada de forma eficiente e sem dano ao ambiente. Os ARMS já estão sendo usados na última década em dezenas de localidades do mundo, abrangendo uma grande variedade de sistemas coralíneos. Neste projeto se pretende utilizar ARMS para o inventário da biota críptica de áreas insulares costeiras em São Paulo, com a instalação num total de 4 pontos, nas seguintes unidades de conservação: Estação Ecológica Tupinambás, Parque Estadual da Ilha Anchieta e Refúgio da Vida Silvestre de Alcatrazes. Os ARMS serão instalados em triplicatas em cada ponto, em profundidades ao redor de 10m, permanecendo submersos por um período aproximado de 12 meses. Após o período de submersão, os ARMS serão substituídos e processados, com os organismos coletados, fotografados e preservados para identificação morfológica e geração de sequências de DNA barcoding. Uma segunda etapa do projeto envolverá o uso de meta-barcoding, utilizando plataformas de sequenciamento massivo para obtenção de sequências curtas para comparação com bases de dados. Se espera, dessa forma, descrever a diversidade da biota críptica do infralitoral rochoso das ilhas costeiras estudadas.
Diversidade críptica, ARMS, meta-barcoding
Os ARMS são pequenas estruturas de coleta que imitam a complexidade estrutural de ambientes recifais, confeccionados para atrair invertebrados bênticos servindo como substrato e habitat. é composto por uma série de 8 a 10 placas de PVC cinza medindo 225mm x 225mm x 6,3mm, padronizadas, arranjadas em camadas abertas e obstruídas alternadas, fixadas em uma base de 35 cm x 45 cm.
As estruturas serão colocadas em número de 3 por ponto de amostragem, distando cerca de 2-4m umas das outras.
Foram selecionadas duas áreas para este projeto, localizadas em unidades de conservação de proteção integral: ESEC Tupinambás, REVIS Alcatrazes e PE Ilha Anchieta. Em Alcatrazes as estruturas serão colocadas em duas áreas distintas, no Saco do Funil e no Paredão.
Na Ilha Anchieta, será instalado um conjunto na sua face leste, e na Ilha das Palmas a instalação será feita na face norte. Todos os ARMS serão instalados em profundidades em torno de 10m, de forma a tornar os dados comparáveis.Os ARMS permanecerão instalados por cerca de 12 meses, e serão monitorados de forma contínua com visitas bimensais para registro fotográfico e avaliação da integridade e nível de incrustação externa. No termino do período de submersão, os mesmos serão recuperados, desmontados, todas as faces fotografadas, e os organismos identificados. Deverão ser geradas ainda sequências para DNA barcoding das espécies presentes nos ARMS.
Atividades:
Preparação dos ARMS - Ano1 - meses 1, 2
Instalação e monitoramento dos ARMS - Ano 1 meses 3 e 4, 6, 8, 10, 12; Ano 2 meses 2, 6, 8, 10, 12.
Substituição e processamento dos ARMS recolhidos - Ano 2, meses 3 e 4
Identificação dos organismos coletados e geração de DNA barcodes - Ano 2 meses 3 a 12
Preparação das amostras e geração de sequências para meta-barcoding - Ano 2 meses 3 a 6
Treinamento em bioinformática para análise das sequências - Ano 2 mês 7

Solicitações

20-30 metros quadrados
Lupa, microscópio.
Não serão coletados grupos específicos.
Ilha de Alcatrazes
{"0":"EC_HYDRO"}
Eventualmente gostaríamos de utilizar a infra-estrutura do laboratório de biologia molecular e microscopia avançada para registros fotográficos.
  • NEC_SETT
  • NEC_TECH_SUPP
  • NEC_TECH_SUPP_COLLEC
  • NEC_VESSEL
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Outubro
3
3