Projeto de pesquisa
Parecer da Comissão Científica
Aprovado
Projeto do CEBIMar
Dados do solicitante
Luciana Gusmão
Natureza do projeto
Projeto de docente ou pesquisador
Selecione ou escolha outra natureza do projeto
Outra - Programa Acervos da USP
Pesquisadores ou docentes associados
Recursos
Bolsa Programa Acervos USP
Programa Acervos USP
Descrição do projeto
Diversidade de anêmonas-do-mar (Cnidaria: Anthozoa: Actiniaria) de São Sebastião e arredores, com ênfase nas espécies de substrato mole
04-09-2017
15-12-2017
Apesar de sua extensa costa, apenas 45 espécies de anêmonas-do-mar (Cnidaria: Anthozoa: Actiniaria) das mais de 1200 espécies descritas são conhecidas para o Brasil. Destas, vinte e uma espécies são registradas para o estado de São Paulo, sendo a maior parte correspondente a animais grandes e comuns em águas rasas e substrato consolidado. A diversidade de anêmonas pequenas encontradas em substrato mole é menos conhecida, mas descrições recentes de espécies encontradas em coleções de animais coletados em São Sebastião sugerem que a diversidade deste grupo é subestimada. Durante este estudo, a análise de lâminas de nematocistos utilizando material vivo e cápsulas explodidas ajudará na reavaliação da homologia de diferentes tipos de nematocistos e da classificação atualmente usada para a Ordem Actiniaria. Além disso, devido a dificuldades na identificação de espécies de anêmonas-do-mar, serão criados um guia visual e chave taxonômica das espécies estudadas, incluindo as mais comuns para a região.
Sistemática, Taxonomia, Cnidocistos, São Paulo
A maior parte dos exemplares estudados será coletada durante maré baixa ou utilizando mergulho autônomo em São Sebastião e arredores. Exemplares coletados serão mantidos em aquário para fotografia e estudo de morfologia externa com auxílio de lupa. Após estudo do material vivo, alguns indivíduos serão fixados em álcool absoluto para posterior estudo molecular e outros fixados em formol (10%) e preservados em etanol (70%) para estudo morfológico. Todos os exemplares serão analisados com auxílio de lupa quanto aos principais caracteres morfológicos externos e internos utilizados na taxonomia de anêmonas-do-mar. Para estudo da morfologia interna serão feitos cortes transversais seriados em diferentes alturas da coluna do animal e estes serão observados em lupa. Pelo menos dois exemplares de cada espécie estudada serão destinados à histologia para análise de anatomia interna e microanatomia. Para levantamento do cnidoma, lâminas com fragmentos macerados de cada estrutura analisada (coluna, tentáculos, faringe, filamentos acôncios) serão observadas em microscópio óptico com auxílio de objetiva de imersão (1000x) e pelo menos 20 cápsulas não-explodidas de cada tipo de cnidocisto serão medidas com ocular micrométrica.
Primeiro mês: Coleta de material vivo; estudo dos animais vivos, incluindo fotografia e estudo de cnidoma; fixação dos animais para estudo morfológico e molecular; Identificação do material coletado. Segundo mês: Continuação de coleta de material vivo; Identificação do material coletado; Início do estudo de material da coleção do MZUSP; Estudo histológico do material coletado. Terceiro mês: Continuação do estudo da coleção do MZUSP; Produção de guia visual e chave taxonômica para as espécies estudadas.
Solicitações
Bancada para estudo morfológico com auxílio de lupa e microscópio (~2 m de bancada).
aquário pequeno/médio para manutenção de animais vivos.
Lupa e microscópio com ocular micrométrica (ambos com câmera).
Lupa e microscópio com ocular micrométrica (ambos com câmera).
Espécies de anêmonas-do-mar de costão rochoso e zona entremáres, mas com ênfase nas espécies pequenas e de substrato inconsolidado.
São Sebastião e arredores (e.g.Praia do Araçá, Praia de Barequeçaba, Ilhabela). Coletas manuais durante maré baixa ou por meio de mergulho, em sua maioria. Se possível, serão agendadas algumas coletas utilizando draga e rede de porta pequena (disponí
{"0":"EC_TIDE"}
- NEC_STRUCT
- NEC_TECH_SUPP_COLLEC
- NEC_VESSEL
Por favor, selecione
Por favor, selecione