Projeto de pesquisa
Parecer da Comissão Científica
Aprovado
Projeto Externo - de Instituição Não Governamental Brasileira
Dados do solicitante
Henrique Junio Pereira Lopes
Natureza do projeto
Projeto de formação discente
Iniciação científica
Valter José Cobo
Por favor, selecione
Pesquisadores ou docentes associados
Henrique Junio Pereira Lopes
Recursos
Descrição do projeto
Caraterização da dieta alimentar do caranguejo grapsídeo Pachygrapsus transversus (Gibbes, 1850) (Decapoda, Brachyura, Grapsidae), no litoral norte do Estado de São Paulo
04-01-2018
23-02-2018
A alimentação é um dos fatores essenciais para a manutenção da vida de todos os organismos, determinando o desenvolvimento e a distribuição de uma população pela disponibilidade de alimento, assim como a transferência de energia entre os níveis tróficos. Os objetivos são identificar os itens alimentares explorados pelo caranguejo Pachygrapsus transversus, caracterizando o hábito alimentar em diferentes categorias demográficas e sua variação ao longo de um ano. Foram realizadas 12 coletas mensais na praia Grande, Ubatuba (23.23 00S-45.03 30W), de maio de 2016 a abril de 2017, com esforço amostral de 2hrs/mês, realizadas por dois coletores. Serão tomadas a medida da maior largura da carapaça, sendo identificadas e separadas quatro categorias demográficas: macho jovem, macho adulto, fêmea jovem e fêmea adulta. Indivíduos de cada categoria demográfica serão selecionados aleatoriamente e dissecados. Os estômagos serão retirados, medidos e pesados para a obtenção do Fator de Condição. A quantidade de alimento no estômago será mensurada de acordo com cinco categorias: 1. - estômago vazio; 2. - estômago de 1% a 25% preenchido; 3. - estômago de 26% a 50% preenchido; 4. - estômago de 51% a 75% preenchido; 5. - estômago de 76% a 100% preenchido; para a mensuração do Índice de Repleção. Além disso, os itens alimentares serão devidamente identificados, conforme a literatura, e será calculada a frequência dos itens alimentares conforme o Método de Frequência de Ocorrência.
conservação, população; hábito alimentar
Os animais serão separados em quatro categorias demográficas, sendo: macho adulto, macho jovem, fêmea adulta e fêmea jovem. A largura da carapaça será medida com ajuda de um paquímetro (0,01mm). Os indivíduos serão dissecados e seus estômagos, retirados e preservados em frascos com álcool 70%. Os estômagos serão medidos e pesados para a realização do Fator de Condição, expresso pela fórmula:
K = Pt / Ct.
Sendo que: K = fator de condição; Pt = peso total em gramas; Ct = comprimento total em centímetros; . = valor do coeficiente angular obtido entre a relação peso-comprimento.
Será feito o Índice de Repleção, que consiste na análise da quantidade de alimento no estômago, expresso em porcentagem. Sendo calculado pela fórmula:
IR = (Pce/Pt) x 100
Sendo que: Pce = peso do conteúdo estomacal em gramas; Pt = peso total em gramas.
E será usado o Método de Frequência de Ocorrência (%FO) sugerido por Williams (1981), que consiste na análise, percentual, de um determinado item alimentar, analisando a preferencia alimentar da espécie. Calculado pela fórmula:
%FO = (ealpha / E) x 100
Sendo que: %FO = frequência de ocorrência do item amostrado; ealpha = quantidade de estômagos com o item alpha; E = número total de estômagos.
Os dados serão testados por Shapiro-Wilk, correlação de Pearson ou Spearman e teste qui-quadrado (X2;).
As coletas foram feitas de maio de 2016 até abril de 2017. As análises, conforme a metodologia, serão feitas de dezembro de 2017 a abril de 2018. A redação e o relatório serão escritos entre fevereiro e junho de 2018. Após finalizado, o trabalho será apresentado em congresso.
Solicitações
Preciso de uma área pequena para análise de conteúdo estomacal, uma bancada com pia, estereomicroscópio óptico, microscópio, balança analítica, freezer para conservar material biológico.
Estereomicroscópio óptico, microscópio, balança analítica e freezer.
Os organismos já foram coletados.
Coleta já foi realizada.
{"0":"EC_ANY"}
Por favor, selecione
Por favor, selecione