Parecer da Comissão Científica

Aprovado
Projeto Externo - de Instituição Governamental Brasileira

Dados do solicitante

Paulo Henrique de Mello

Natureza do projeto

Projeto de docente ou pesquisador
Selecione ou escolha outra natureza do projeto
Projeto de Pós-Doutorado

Pesquisadores ou docentes associados

Recursos

16/02826-1
Fapesp

Descrição do projeto

Influência de ácidos graxos polinsaturados fornecidos como diferentes fontes de lipídios no metabolismo e morfologia do sistema digestório de larvas da garoupa verdadeira Epinephelus marginatus (Teleostei: Serranidae)
09-07-2018
10-06-2021
A fase larval é um período crucial no ciclo de vida dos peixes. As larvas se desenvolvem até atingir o fenótipo dos adultos pela diferenciação de tecidos e órgãos. Neste período, tanto os fosfolipídios (PL), quanto os triglicerídeos (TG) são importantes. Os PL, são componentes das membranas, possuem funções biológicas como: crescimento, resistência ao estresse e fonte de ácidos graxos (AG), já os TG atuam como: fonte de energia metabólica, de ácidos graxos essenciais (AGE), síntese de membranas, além de sinalizadores químicos. Os AG altamente insaturados (HUFA-highly unsaturated fatty acids) como o ácido docosahexanoico (DHA), ácido eicosapentanoico (EPA) constituem a maioria dos componentes estruturais, como as membranas celulares. Algumas pesquisas relatam diferenças nas respostas metabólicas, morfológicas e moleculares frente à forma como os AG são fornecidos. Assim, investigaremos essas respostas das larvas da garoupa submetidas a dietas suplementadas com AG na forma de TG ou PL.
Larvas, peixes marinhos, ácidos graxos, morfologia, metabolismo, fosfolipidios.
Os reprodutores (machos e fêmeas) serão capturados em ambiente natural e induzidos à reprodução para a obtenção dos ovos e larvas. Os ovos fertilizados serão acondicionados em tanques de 2m3 e o experimento será iniciado a partir do momento de abertura da boca das larvas. As larvas serão alimentadas com alimento vivo enriquecido com duas diferentes dietas. Um grupo será alimentado com rotíferos e náuplios de artêmia enriquecidos com uma emulsão composta por elevados percentuais de ácidos graxos essenciais (DHA e EPA) na forma de fosfolipídios (grupo PL) e outro grupo será alimentado com uma emulsão composta por elevados percentuais dos mesmos ácidos graxos na forma de triglicerídeos (grupo TG). As larvas serão coletadas diariamente e terão parâmetros morfológicos, metabólicos e moleculares avaliados. A morfologia será avaliada em relação ao surgimento dos órgãos digestórios e sua condição. Nas análises moleculares serão investigados genes das vias relacionadas ao metabolismo de lipídios e enzimas digestórias. Com relação às análises metabólicas, serão avaliados as proteínas, lipídios e perfil de ácidos graxos e posteriormente as variáveis metabólicas e moleculares serão comparadas entre os grupos experimentais usando o teste de análise de variância (ANOVA).
Cronograma de execução do projeto
- Primeiro semestre (Julho/Dezembro 2018):
Elaboração dos testes de enriquecimento para os grupos experimentais;
Obtenção das larvas e início do experimento;
Coleta das amostras;
- Segundo semestre (Janeiro/Junho 2019):
Início dos experimentos moleculares;
Início das análises de metabólicas (Proteínas, lipídios totais e perfil de AG);
Elaboração do relatório parcial;
- Terceiro semestre (Julho/Dezembro 2019):
Término dos experimentos moleculares e metabólicos;
Início das análises morfológicas;
Caso necessário coleta de amostras e alguma repetição experimental;
- Quarto semestre (Janeiro/Junho 2020):
Término das análises morfológicas;
Análise de resultados;
Redação de artigos científicos
Elaboração de relatório final.

Solicitações

O projeto será realizado nas estufas, na base experimental e no container.
Geladeira e freezer.
Não se aplica.
Não se aplica.
{"0":"EC_ANY"}
Não se aplica.
  • NEC_STRUCT
  • NEC_TECH_SUPP
  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro
30
1